UFSM seria uma das instituições incluídas no programa
Foto: Renan Mattos (Diário)
O governo federal irá lançar, na próxima quinta-feira, o programa Future-se, com foco no Ensino Superior. A informação foi dada pelo secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Arnaldo Barbosa de Lima Júnior, ao jornal Valor Econômico. Com isso, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) seria uma das instituições do país a entrarem para o planejamento.
O objetivo do programa será o "fortalecimento da autonomia financeira das universidades e dos institutos federais", segundo afirmou o secretário, durante a Conferência Internacional sobre Financiamento Vinculado à Renda.
Prefeitura anuncia passagem de ônibus a R$ 4,20 em Santa Maria
Sem entrar em muitos detalhes, o secretário disse apenas que um dos focos será na "internacionalização" do ensino superior. O tema central do evento é um programa implantado pelo governo a australiano no fim dos anos 80, quando o modelo de Ensino Superior do país deixou de ser totalmente gratuito para se tornar híbrido, com o estudante arcando por parte dos custos de sua formação ao longo da vida. Lima Júnior mostrou simpatia pela ideia durante o discurso:
- Não há cursos gratuitos, os pagadores de impostos pagam por esses cursos.
*Com informações do jornal Valor Econômico